Histórico

A Enerfin do Brasil foi pioneira na implantação de parques eólicos no Rio Grande do Sul a partir da construção do Parque Eólico de Osório em 2006, referência internacional no segmento de geração de energia renovável e sustentabilidade. Aproveitando os leilões de energia promovidos pelo Governo Federal em 2009, 2010 e 2011, a empresa comercializou energia no ambiente regulado e viabilizou a ampliação do seu empreendimento. Atualmente, a potência instalada alcança 375 MW em operação no Rio Grande do Sul somando os parques eólicos de Osório e no município vizinho de Palmares do Sul, todos controlados desde o Centro Integrado de Operações e Controle de Osório.

Em julho de 2020 iniciaram as operações do Complexo Eólico Ventos de São Fernando, localizado nos munícipios de São Bento e Caiçara do Norte, no estado do Rio Grande do Norte. O Complexo Ventos de São Fernando possui 256 MW de potência instalada em operação. Todos os Parques da Enerfín do Brasil atuam de forma ininterrupta (24 horas).

Em seu conjunto, estes empreendimentos representam cerca de 3,4% de toda potência eólica instalada no país, de acordo com dados mensais divulgados pela ANEEL e ONS (Informações sobre Geração). Esta mesma participação corresponde a 21,7% de toda capacidade eólica produzida no estado do Rio Grande do Sul, e 4,6% no estado do Rio Grande do Norte. Em 2020, a geração de energia destes parques superou um milhão de megawatts-hora, uma quantidade de energia equivalente ao consumo residencial de 1,8 milhão de pessoas.